REVISTA VIS

A revista passou, em 2014/15, por uma reformulação de suas estratégias editoriais. Publicada desde 1999, e a disposição dos leitores pela internet desde 2007 (http://ida.unb.br/revista-vis; http://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/index), a revista se notabilizou por divulgar, em suas edições, pesquisas voltadas a temas específicos em seus dossiês. Com suas colaborações, pesquisadores brasileiros e estrangeiros construíram, nos anos 2000, a reputação de uma publicação voltada para os debates da cena e da arte contemporâneas.

Em sua nova fase, a revista permanece devotada a publicar dossiês dirigidos aos principais temas da produção visual e cênica, no Brasil e no exterior. Característica que permanece sendo uma meta da publicação. Todavia, na intenção de ampliar a heterogeneidade, que marcou a história da revista, e abrir-se para um premente debate de ideias, a VIS passa a partir deste número a publicar artigos, resenhas e entrevistas que não estão alinhados aos temas dos dossiês. Como os demais trabalhos publicados pela revista, todos os textos publicados na seção “Colaborações – Tema Livre foram avaliados por especialistas doutores. Isso significa desde então que a revista se tornou mais acessível, ampliando consideravelmente o número de pareceristas-especialistas na avaliação dos trabalhos submetidos.

No triênio (2013-2014-2015), a VIS publicou 91 autores em 79 artigos, 02 resenhas, 01 tradução. Destes autores, 69 eram doutores (75% do total de colaboradores), 11 mestres e 01 profissional graduado no momento da publicação dos trabalhos. 59% de autores eram externos à UnB, sendo 13% de autores estrangeiros, vinculados a instituições de ensino superior de sete países.  Dos trabalhos publicados, 43 podem ser indiciados na área de Artes Visuais; 34 na área de Artes Cênicas e 02 em Dança. Estamos empenhados em ampliar o número de trabalhos de autores estrangeiros, para tanto temos três dossiês abertos para submissão direta, com divulgação e participação de pesquisadores estrangeiros em sua organização: Michael Asbury, Rita Irwin, Anita Sinner e Biagio D’Angelo.

ISSN Edição eletrônica: 2447-2484

Site: http://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/index